Chivito uruguaio

Chivito uruguaio

Quem nunca ouviu falar do famoso e delicioso Chivito uruguaio? Se você nunca experimentou, não sabe o que está perdendo.

Chivito Uruguaio

 

O famoso Chivito uruguaio é uma combinação única de carne, queijo, presunto, bacon, ovo, alface, tomate e maionese cobertos por dois pães. É um símbolo da gastronomia uruguaia e fez-se famoso de uma forma quase que insólita.

Há mais de 70 anos, no El Mejillon, um pequeno restaurante de Punta Del Este entrava, a altas horas da madrugada, uma viajante argentina e pedia alguma coisa rápida para comer. A cozinha estava fechada, mas Antônio Carbonaro, o proprietário do lugar tinha a filosofia de que ninguém poda sair mal servido de seu recinto e por tanto, improvisou o primeiro Chivito. A cliente gostou tanto da invenção que muito em seguida o El Mejillon servia mais de 1000 chivitos por dia.

Por que Chivito?

Na Argentina é muito comum o consumo de carne de bode, Chivo em espanhol, e a viajante que pelo seu acento supõem-se que era da cidade de Córdoba, sugeriu que o refrigério fosse com carne de bode. No Uruguai essa carne não é muito consumida, sequer é oferecida em açougues ou mercados por tanto Seu Antônio achou engraçado o fato dela pedir bode. Chamou de Chivito o novo prato em homenagem à situação vivida. 

Hoje em dia a receita original tem sofrido várias alterações, de acordo ao gosto de quem o prepare, porém não perde o sabor e a tradição de sentar-se para comer acompanhado de uma cerveja ou um bom vinho, coisas que o Uruguai tem de muita qualidade.

O Chivito pode ser encontrado tanto nos principais restaurantes gourmet como em qualquer Food Truck encontrado nas cidades do país. É uma comida que não conhece de diferenças socioeconômicas.

 

Deixe um comentário

Está a comentar como convidado.