Santo Cono

Santo Cono

Santo Cono é um Santo com muitos fieis, um dos principais do Uruguai.

Uruguai é um país muito religioso, com muitos santos de devoção e uma fé muito forte. Um dos santos mais conhecidos é o Santo Cono, um santo Italiano, nascido na cidade de Teggiano no século XII D.C.

Desde muito pequeno Cono recebeu vários avisos de sua santidade e foi mediante sonhos e sua interpretação que conseguiu captar a atenção de seus fiéis.  O sonho mais famoso de sua vida foi aos 20 anos quando recebeu a mensagem “Deus te chamará” e no dia seguinte, 3 de junho, ele morreu. 

A partir desse momento muitos de seus fieis começaram a render-lhe culto todos os 3 de junho, porém foi só em 1871 que o Papa Pio IX reconheceu ele como santo.

A cidade de Florida é uma das principais cidades de culto ao Santo Cono, imagem chegou ao país em 1870 e desde então as procissões, promessas e o culto são religiosamente efetuados todos os 3 de junho. 

O "terceiro" Santo Cono de Florida

Durante a primeira metade do século XX gerou-se um conflito de imagens do Santo na cidade de Florida. Em 1951 o Bispo de Florida solicitou ao Bispo de Teggiano outra imagem idêntica à que era exibida em Teggiano, na Itália. A imagem chegou pouco tempo depois e por alguns anos foi às ruas em procissão enfrentando-se à imagem trazida pelos italianos em 1870, considerada milagrosa.

Os fieis não se converteram à nova imagem, o que resultou em que a nova imagem fosse doada ao Museu das Oferendas. Sim, o Santo é tão importante que tem um museu próprio, só de oferendas.

Os milagres continuam acontecendo e hoje milhares de pessoas se reúnem em torno à imagem para prometer e cumprir, realizando um espetáculo fora de comum numa cidade pacata do interior do Uruguai.

Se você é devoto, religioso ou simplesmente quer conhecer este lugar mágico, não pode perder essa visita. 

 

Deixe um comentário

Está a comentar como convidado.