Uruguai na Rota dos Jesuítas

Uruguai na Rota dos Jesuítas

A Rota dos Jesuítas é um caminho que deve ser feito por todos os amantes da religião e da história. 

Uma ótima noticia para os amantes da história e da cultura jesuítica! O Ministério de Turismo uruguaio anunciou sua ideia de incorporar dois importantes pontos emblemáticos do patrimônio Jesuíta no Uruguai à famosa rota dos Jesuítas, presente em grande parte da América Latina. 

Os lugares são a Calera de las Huérfanas e a Calera dos Jesuítas, os dois localizados no Departamento de Florida. 

A Calera dos Jesuítas está localizada na Estancia Nuestra Señora de los Desamparados, a 160 quilómetros de Montevidéu. A estancia foi fundada em 1746 pelos missioneiros jesuítas e se orgulha de ter sido um dos primeiros centros de criação de gado e plantações organizadas na região centro-sul do país. 

Nestas terras encontra-se também a famosa estancia turística San Pedro de Timote, uma das principais estancias turísticas do país. Um lugar espetacular, reconhecido em 1997 como Monumento Histórico Nacional.

Hoje oferece, além de hospedagem de excelente nível, gastronomia nacional e caseira. Na mesa nunca faltam os pães, queijos, geleias, embutidos, doces e bolos com aquele gostinho especial do campo. Durante o dia, várias atividades são organizadas para os hóspedes, desde cavalgadas, fogueiras e atividades culturais.

A Rota dos Jesuítas

As missões jesuítas estabelecidas em territórios guaranis foram um pilar cultural muito importante na cultura da América Latina. A chamada “Rota dos Jesuítas” é um conjunto de localidades fundadas pela Companhia de Jesus entre o século XVII e meados do século XVIII. Estes lugares estão localizados principalmente entre o Brasil, Argentina e Paraguai, somando agora o Uruguai como mencionado anteriormente.

O Caminho da Rota nasceu em 1978 quando os países interessado, ajudados pela UNESCO, estabeleceram um programa de preservação e restauração dos edifícios e ruinas deixadas pelos jesuítas em seus territórios. 

Hoje, a rota é um importante caminho de peregrinação feito principalmente por turistas religiosos e os amantes da história da região. 

 

Deixe um comentário

Está a comentar como convidado.