Budismo no Uruguai

Budismo no Uruguai

Um lugar místico, especial para os seguidores do budismo e os curiosos desta religião tão antiga e especial.

A poucos quilômetros de Montevidéu e no ponto mais alto da Serra das Ánimas, no departamento de Lavalleja, encontra-se o Centro de Budismo Tibetano Vajrayana. Um lugar único que faz parte do conjunto de templos budistas da América Latina, fazendo seus ensinamentos em espanhol. 

O trajeto desde Montevidéu até o pé da serra é muito fácil, são 100 kms pela rodovia 8, em excelente estado. Em seguida de pegar a rodovia 81 e sobre o lado direito da pista encontra-se o portão de acesso ao templo. O portão está sempre fechado com cadeado, e para visitar o templo é preciso se anunciar com antecedência. É inútil a visita sem se anunciar. 

A subida pela serra é complicada, carros muito cheios e sem tração não poderão subir, carros comuns sobem com até 4 passageiros e sempre em primeira marcha. 8 quilómetros depois, você estará a 400 mts sobre o nível do mar e no tão esperado templo. 

O edifício conta com 6 andares que começaram a ser construídos em 2000 e onde se distribuem diversos salões de meditação, quartos para os seguidores e um andar para o lama residente. 

Os apartamentos dos residentes contam com banheiros compartilhadores muito confortáveis e aconchegantes. Também estão os quartos destinados aos golands, pessoas que decidem fazer um retiro de 3 anos, 3 meses e 3 semanas sem ver nem ser vistos por ninguém. 

O templo oferece diferentes cursos para todas as pessoas que queiram participar, assim como retiros espirituais com diferentes finalidades. Para todos estes programas é necessário se inscrever com antecipação. 

Se você é budista ou tem curiosidade por esta religião e cultura, venha conhecer o templo e se maravilhar com este lugar fora do comum!

 

Deixe um comentário

Está a comentar como convidado.