Hino do Uruguai

  • Home
  • Informação ao Viajante

Hino do Uruguai

O Hino Nacional do Uruguai é um dos símbolos da pátria, junto com o escudo e suas bandeiras. Sua primeira versão foi escrita em 1833, melhorada em 1845 e finalmente terminada em 1848.

Hino do Uruguai

 O autor da letra é Francisco Acuña de Figueroa e da música é de Francisco José Debali.Os uruguaios veem seu hino como uma coisa muito além de uma simples música. Ensinado desde muito cedo n escola, não tem quem não se arrepie cantando ou simplesmente ouvindo-

A letra fala de guerra, de coragem e liberdade. Chama o povo para a batalha e promete a vitória ou a morte na luta.

Hoje é tocado em todas as festas da pátria, além dos funerais das pessoas importantes e os espetáculos esportivos de todas as modalidades onde se desempenham as seleções nacionais.

A letra tem várias partes importantes, que tocam o coração de quem o canta. Entre elas o famoso “sabremos cumplir”, executado com muito fervor principalmente por quem se compromete a fazer algo pela pátria, principalmente nos esportes e maioritariamente no futebol. Com certeza você já ouviu essa frase me algum jogo do Brasil contra a seleção uruguaia

O hino começa chamando o povo à luta pela liberdade, ou a morte na tentativa. Faz alusão aos gritos de liberdade usados nas batalhas de independência e em suas primeiras versões fazia duras críticas à Espanha e Portugal.

Foi executado por primeira vez em plena Guerra Grande, a guerra civil mais grande da história do país, onde não teve vencidos nem vencedores, porém se perdeu grande parte do território nacional para o Brasil. O território é o que hoje pertence ao Estado do Rio Grande do Sul.

 

Deixe um comentário

Está a comentar como convidado.