Bandeira do Uruguai

Bandeira do Uruguai

A bandeira uruguaia simboliza o céu que cobre o país e é um dos principais símbolos da Pátria Oriental.

A bandeira uruguaia, também chamada pelos orientais de Pabellón Nacional, é um dos símbolos pátrios e simboliza o céu que cobre o território uruguaio.

A bandeira está composta por 9 listras, 4 delas azuis e as 5 restantes na cor branca. No canto superior esquerdo, aparece um sol com 16 raios que simboliza o sol de maio, aquele que iluminou a revolução de maio de 1810, o primeiro passo para a independência do país.

As 9 listras simbolizam os 9 estados existentes na época em que a bandeira foi desenhada, hoje o Uruguai tem 19 estados.

As cores utilizadas foram escolhidas tomando como base a bandeira carregada por Manuel Belgrano, bandeira que simbolizava as Províncias Unidas, sonho de todos os libertadores da região.

Bandeira uruguaia no território nacional

De acordo com o decreto do 18 de fevereiro de 1952 a Bandeira Nacional deve ser içada todos os dias festivos por todos os órgãos públicos e diariamente, sem faltas, no edifício da Presidência da República, dos Ministérios, barcos da Marinha Mercante, Residência do Presidente da República e principais oficinas públicas que tenham relação com o trânsito Internacional situadas dentro de uma distância de 5 km da fronteira terrestre e fluvial do Rio Uruguai.

Qualquer pessoa pode içar a bandeira uruguaia sem autorização prévia.

Todos os uruguaios, naturais e legais são obrigados, pelo menos uma vez na vida, a comparecer ao ato de juramento à Bandeira Nacional, feito todo 19 de junho em todas escolas públicas do país. Este ato é considerado obrigatório para o preenchimento de cargos públicos.

O Uruguai é um dos únicos países no mundo que adotou três bandeiras como símbolo da pátria, sendo estas a Bandeira Nacional, a Bandeira de Artigas o libertador da região e a Bandeira dos 33 Orientais, atribuída ao valente feito de 33 pessoas que atravessaram o Rio de la Plata em uma pequena embarcação durante a noite com o fim de surpreender conquistadores e conseguir a libertação do povo oriental.

Comentários (1)

  • elizabeth petersen mello

    elizabeth petersen mello

    19 outubro 2015 às 18:32 | #

    quero migrar para o Uruguay, país que conheço bem porque passei todos os verões de minha existencia em Punta del Este com meus país.

    responder

Deixe um comentário

Está a comentar como convidado.