É hora de Tortas Fritas!

É hora de Tortas Fritas!

As tortas fritas não podem faltar na culinária uruguaia. Já experimentou?

Já ouviu falar das famosas tortas fritas uruguaias? Deliciosas e únicas, elas fazem parte da tradição uruguaia desde a época colonial. Nas principais cidades do país é possível encontrar postos de tortas fritas em cada esquina, assim como sentir o caraterístico cheiro nos dias de chuva, nas cidades do interior. 

O ritual do mate com tortas fritas é sagrado para os uruguaios e nos dias de chuva então... não falha!

Vamos preparar umas tortas fritas uruguaias, então? Anota aí!

Ingredientes: 

- 1 kg de farinha de trigo tipo 1

- Banha para fritar (pode ser óleo, mas perde um pouco do sabor tradicional)

- 1 colher de sopa de sal

- 1 colher de chá de fermento químico

- Água morna, quanto precisar

Modo de preparo:

Derreta três colheres de banha bovina e reserve (pode ser margarina). Em um recipiente grande despeje a farinha reservando um pouco para dar o ponto da massa, faça um buraco no centro e coloque o fermento, o sal e a banha derretida. Em seguida adicione aos poucos a água até deixar uma massa homogénea, fácil de trabalhar. 

Despeje farinha sobre uma mesa e separe bolinhas de uns 5 cm de diâmetro. Esmague com as mãos as bolinhas até deixa-las com forma de disco. A seguir estique com o rolo de amassar até que o disco fique de 0,5 cm de espessura, faça um buraco no meio e leve a fritar na banha fervente. Vire quando dourar e quando estiver pronta coloque em um papel absorvente. 

Se preferir pode regar com açúcar ou passar doce nas tortas fritas. A tradição manda que elas sejam consumidas com chocolate quente ou um belo mate.

Experimente!

 

Deixe um comentário

Está a comentar como convidado.